Por: Márcia Estanislau Souza
Síndrome de Burnout e seus sintomas

A Síndrome de Burnout é um esgotamento profissional causado pelo estresse severo e prolongado.

Sabemos que cada vez mais as empresas buscam estar mais enxutas e os colaboradores são cobrados a desenvolver inúmeras funções. A crise do mercado, as mudanças nas organizações, o mercado de trabalho cada dia com mais exigências de qualificações e competências acabam gerando insegurança, pressão, ansiedade, excesso de horas extras, desvalorização do trabalhador, problemas no ambiente e falta de segurança, busca de altos níveis de produtividade e metas impossíveis de serem atingidas. Esses fatores entre outros resultam em tensão emocional e estresse crônico no colaborador.

A Síndrome de Burnout pode ocorrer independente do cargo que a pessoa exerce, principalmente naqueles que trabalham com envolvimento interpessoal direto e de forma intensiva como:

Os sintomas  podem ser tanto físicos quanto emocionais.

Sintomas físicos:

Sintomas emocionais:

Ações de Prevenção

A organização, precisa estar atenta aos possíveis sintomas que foram apresentados e o mais importante buscar medidas de prevenção como:

Comunicação interna

Ter uma comunicação verbal de forma clara e objetiva entre liderança e liderados, para que os resultados sejam satisfatórios, a liderança deve ser aberta a novas ideias e os colaboradores devem se sentirem próximos dos líderes.  

Observar o ambiente de trabalho

Cuidar do ambiente, para que seja sadio, motivador, com estrutura adequada, carga de trabalho regulada e ambiente motivador.

Reconhecimento do colaborador

Cuidar dos salários que são oferecidos na organização, pois os mesmos precisam estar em conformidade com média do mercado de trabalho, oferecer benefícios atrativos, criar planos de Cargos e Salários e ginástica laboral.

A organização precisa estar aberta sempre a possíveis mudanças buscando melhores condições de trabalho, valorizando a saúde física e psíquica do colaborador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *