Por: Samuel Gonçalves da Silva
B.I. – O que importa?
O Business Intelligence (BI) significa inteligência de negócio ou inteligência empresarial. É um conceito poderoso que pode e deve ser utilizado pelas organizações para tomada de decisões inteligentes.
Para ter um resultado satisfatório por meio do BI é necessário desenhar um conjunto de processos de forma adequada para que seja possível gerenciar dados que são relevantes ao negócio que contribuam com a decisão dos líderes das organizações, portanto, BI vai muito além de um software de gestão ou um ERP.
Os processos administrativos são: Planejamento, Organização, Direção e Controle; e no caso do BI deve se focar no último processo o controle, porém, todos os outros são relevantes para a empresa. Pensando nisso os pontos fundamentais para o BI são:
- Coletar dados
- Organizar dados
- Analisar dados
- Compartilhar dados
- Monitorar dados
O objetivo do BI é gerar informações organizadas que agreguem valor à tomada de decisões de uma forma rápida e ágil.
Como se preparar?
Com o foco em gerar informações com qualidade diferenciada as organizações devem estabelecer KPIs (Key Performance Indicator) claros e do conhecimento de todos.
Os KPIs são métricas essenciais e devem ser construídos de forma a atender a necessidade específica de cada organização. A determinação de KPIs exige cuidados da equipe que os define, pois é necessário além de criar métricas de desempenho, ter o cuidado de criar métricas possíveis de serem gerenciados/mensurados. Podem ser divididos em:
- KPIs de produtividade
- KPIs de qualidade
- KPIs de capacidade
- KPIs estratégicos
É necessário mergulhar na realidade da empresa, compreender os processo, a cultura organizacional, suas metas e objetivos para a partir daí criar KPIs que de fato representem a empresa.
No geral os KPIs tratam informações compostas, ou seja, informações tratadas e muitas vezes conectadas entre elas para gerarem conteúdo relevante. Alguns exemplos de informações compostas são: ticket médio (que está relacionado a vendas), turnover (relacionado a recursos humanos), entre muitos outros.
O importante é que sua empresa esteja preparada para desenvolver e gerenciar todas informações que são relevantes para seu negócio.
Quer saber mais sobre Business Intelligence, KPIs e construção de metas?
Entre em contato com nossa equipe que podemos ajudá-lo!