Por: Márcia Estanislau Souza
O que é e para que serve uma Consultoria?
Contratar uma consultoria empresarial é um dos melhores caminhos quando a própria organização não possui as competências necessárias para executar/decidir sobre algo, quando existem dificuldades em alguma área ou atividade e precisam de um conhecimento específico, alguém com experiência, uma opinião de um especialista que não está envolvido no processo, para dar maior velocidade e agilidade aos negócios e para auxiliar empreendedores em planos de negócios entre outros trabalhos.
A contratação de consultorias não é algo recente e não fica restrito somente a grandes empresas, todo tipo e tamanho de empresa pode contratar.
Quais são os benefícios de contratar uma consultoria?
- Renovação: novos conhecimentos, experiências de mercado, ou seja, uma visão externa com foco e busca por gerar soluções e resultados melhores.
- Neutralidade: consultores trabalham com atenção total para alcançar resultados, não possuem vínculos internos que possam atrapalhar nos diagnósticos.
- Disponibilidade: diferente do pessoal interno que normalmente estão atarefados e cumprindo com a rotina, os consultores possuem dedicação exclusiva conforme prazo estipulado pelo contrato garantindo foco e cumprimento do cronograma estabelecido.
- Foco: busca em resultados reais do negócio, contribuindo com o crescimento e obtenção de melhores indicadores e oportunidades de desempenho.
- Identificação dos pontos fortes e fracos: existem pontos cegos, ou seja, que não são observados por empresários ou gestores e a consultoria contribui com o levantamento desses pontos fracos que se fazem necessárias medidas para neutralizar, corrigir ou eliminar, também foca na maximização dos pontos fortes.
- Aperfeiçoamento dos processos existentes: as empresas utilizam muitos processos, isto é, uma sequência de etapas para chegar no objetivo e a consultoria auxilia na criação de fluxogramas melhores, identificação das entradas e saídas de todo processo, redução de possíveis gargalos que prejudicam as atividades.
- Economia: o vínculo com a consultoria de forma de contrato temporário é mais barato do que a contratação de um especialista que pode vir a se tornar desnecessário no futuro.
- Gera uma relação mais sadia entre empresa e colaborador: o consultor como porta-voz da organização com os colaboradores mostra que a empresa quer melhorias contínuas e isso gera impactos positivos para todos envolvidos e motivação na equipe.
No momento de se contratar uma consultoria é importante ter uma relação de confiança entre contratante e contratado, analisar a empresa que vai prestar o serviço e buscar referências.
O cliente precisa estar aberto para ouvir diagnósticos feitos pelo consultor, saber que se ele não estiver disposto às mudanças e colocá-las em prática, conforme solicitado, ficará realmente complicado a chegar aos objetivos e resultados esperados.