Por: Samuel Gonçalves da Silva
O que é o eSocial?

O eSocial é um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

Para o Trabalhador: Garantia de Direitos
Para o Empregador: Simplificação de Processos
Para o Governo: Maior controle e maior facilidade de Fiscalização

Situações a serem evitadas

Os pontos de atenção do e-social estão vinculados ao comprometimento da equipe interna da empresa (departamento pessoal) e os escritórios de contabilidade. A equipe interna tem o papel de passar todas as informações para os escritórios de contabilidade e o segundo tem por obrigação efetivar todos os cadastros conforme orientação do eSocial.

Isso basta?

A resposta é NÃO! Existem diversos outros pontos de atenção com relação ao eSocial. Respeito de prazos, adequações de CBO’s, adequações de atividades, entre outros pontos.

Os envios das informações já iniciaram e as empresas que não atenderem as regras de forma adequada já estão sujeitas a AUTUAÇÕES!

Sua empresa está preparada para essa mudança?

Se você ainda tem dúvida ou não sabe como agir entre em contato com a CSN Consultoria que podemos ajudá-lo!

Não deixe para última hora, lembre-se que o eSocial gerará diversas multas e muitas delas por número de funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *