Por: Márcia Estanislau Souza
O perfil de cada Geração
Uma organização é composta por pessoas de várias gerações, é preciso saber lidar com conflitos de ideias, divergências de pensamentos de cada perfil de geração e diferentes tipos de comportamentos. Atualmente são estudados cinco tipos de gerações, são eles:
Baby Boomers
Nascidos entre 1945 e meados dos anos 1960. Nasceram no fim ou após a Segunda Guerra Mundial, foram educados com muita disciplina, viveram inúmeras descobertas científicas. Valorizam como nenhuma outra geração o trabalho, demonstrando lealdade e compromisso com o empregador, buscam estabilidade, possuem espírito em equipe e podem ser ótimos mentores.
Hábitos:
- Estão no topo de compras de serviços de viagens.
- Possuem um controle financeiro rígido, os gastos não excedem os ganhos.
- Passam em média 28 horas semanais no computador.
Geração X
Nascidos entre meados dos anos 1960 e início dos anos 1980. Geração que acompanhou o desenvolvimento da globalização e da tecnologia, possuem mais entendimento com a tecnologia do que a geração Baby Boomers. Possuem conhecimento aprofundado, são pessoas mais calmas, seguras, maduras e escolhem por qualidade, se preocupam com as gerações futuras, buscam independência, possuem pouca abertura para novas ideias.
Hábitos:
- Responsáveis pela maioria das decisões de consumo da família.
- Maior potencial para gastar com produtos de luxo.
Geração Y ou Millennials
Nascidos entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990. Vivenciam a revolução da internet, a grande onda de startups e empreendedorismo, acreditam que estar feliz é mais importante que ter dinheiro. São profissionais focados no seu desenvolvimento pessoal e profissional, são proativos e criativos, fazem várias tarefas ao mesmo tempo, estão ligados às inovações da tecnologia. Possuem características individualistas, são preocupados com o meio ambiente e atividades com causas sociais.
Hábitos:
- Deixam a casa dos pais mais tarde.
- Abandonam a ideia de posse e buscam consumo compartilhado.
- Críticos e exigentes nas compras, valorizam o consumo com propósito.
Geração Z
Nascidos no início dos anos 1990 a meados dos anos 2009. Os dispositivos digitais é algo bem natural, são chamados também de “nativos digitais”. É a geração mais jovem do mercado de trabalho e são considerados como a geração do futuro. Engajados aos meios eletrônicos, buscam resolver tudo rapidamente, são empreendedores, levam inovação no mundo corporativo, gostam de desafios na carreira, tratam todos de igual para igual, se dão bem com jornadas flexíveis e trabalhos mais dinâmicos. São indefinidos, recebem muitas informações mas não se aprofundam, usam linguagens por códigos, realistas ao extremo e pragmáticos.
Hábitos:
- Consumo médio de 23 horas semanais de conteúdo em vídeos.
- Consumo com expressão de identidade.
Geração Alpha
Nascidos a partir de 2010 até 2025 (estimativa). Nasceram no mundo tecnológico e são muito conectados. São precoces, curiosos, antenados em tudo, influenciadores de consumo, se adaptam facilmente às novas tecnologias, são mais inteligentes e independentes do que as gerações anteriores. Devem acompanhar um profundo processo na mudança de aprendizagem.
Hábitos:
- Tecnologia como aliada ao aprendizado.
- Tem o YouTube como busca de conhecimento, entretenimento e informação.
As gerações possuem características diferentes que se bem aproveitadas podem contribuir para a organização. É necessário colocar as pessoas certas nos lugares certos. Cada geração tem algo a oferecer e uma pode aprender com a outra, as diferenças se complementam gerando benefícios e resultados para organização.
O grande desafio da alta gestão é criar um ambiente dinâmico que permita que a diversidade presente nas equipes contribua de forma positiva e não para gerar conflitos que não levam a empresa a lugar algum.