Por: Samuel Gonçalves da Silva
Todos fazem conta?
Com o passar dos anos as pessoas têm demonstrado maior preocupação com suas finanças. O jovem em específico tem se preocupado um pouco mais com o futuro! Dados do início de 2022 demonstram que cerca de 63% da população acompanha e analisa seus gastos, entretanto, em torno de 78% da população brasileira adulta está endividada, percentual 10,3% maior que o ano anterior.. Será que estamos no caminho certo?
Vamos aos conceitos:
O princípio da Educação financeira é: saber como ganhar, gastar, poupar e investir seu dinheiro para melhorar a sua qualidade de vida. O segredo da boa educação financeira está no equilíbrio, em direcionar os recursos para equilibrar as contas e gerar reservas.
Economizar e guardar dinheiro são decisões inteligentes para quem deseja realizar planos futuros e viver livre de preocupações.
Realizar o controle orçamentário não é uma tarefa difícil, é uma questão de disciplina, necessita de empenho e análise honesta e cuidadosa da situação financeira.
Para que tal controle funcione você deve fazer um balanço (levantamento) da sua condição atual. Coloque no papel quais são suas despesas (fixas e variáveis), quais são os seus ganhos (salário, aluguel, entre outras formas de ganho).
Mais importante do que controlar as informações é identificar como está a situação desse balanço pessoal (positivo ou negativo) e tomar as devidas ações!
E as incertezas e imprevistos? Como lidar?
Um bom planejamento financeiro poderá contribuir de forma significativa para o processo. Planejamento é um guia que deve ser seguido a fim de se alcançar os mais diversos objetivos pretendidos, pois as nossas escolhas determinam o nosso futuro. Focar nas principais bases do planejamento pode contribuir de forma significativa.
- Estabelecer objetivos
- Observar as oportunidades
- Fazer orçamentos
- Elaborar plano de ação
Planejar as finanças envolve além de todos os pontos indicados anteriormente, a necessidade de estudar um pouco mais! Conhecer sobre adequação de gastos, melhor direcionamento dos recursos financeiros, caminhos de investimentos, entre outros pontos.
É possível escrever muito mais sobre gestão financeira, finanças, planejamento financeiro, entre outros conceitos relacionados, porém, há uma palavra que representa o pilar fundamental – COMPROMETIMENTO.