Por: Samuel Gonçalves da Silva
Gerenciar Competência?
Com certeza você já ouviu falar que a pessoa é competente ou incompetente, mas o que isso quer dizer de fato?
Segundo o dicionário Aurélio o termo competência significa quem é capaz, idôneo, bastante, suficiente, que corresponde.
Quando a palavra é avaliada em termos organizacionais, administrativas e de gestão às competências estão relacionadas ao CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) que determinam o quão apta uma pessoa está para realizar uma determinada atividade.
Para Chiavento (2009), “competências significam características das pessoas que são necessárias para a obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva”.
Podemos concluir a partir das definições anteriores que as competências fazem parte do sucesso organizacional, ou seja, para que as empresas atinjam seus objetivos é necessário que todos os colaboradores utilizem suas competências de forma plena e conectadas entre si.
Ainda existe uma grande dúvida das organizações e gestores de como identificar de forma clara e objetiva quais são as competências de seus colaboradores e como explorá-las.
Colocando em prática
Essa atividade depende de planejamento e preparação! Muitas companhias esperam muito de seus colaboradores, mas não são capazes de conhecer e explorar da melhor maneira suas competências.
A gestão por competências envolve basicamente algumas fases:
- Definir metas e selecionar escopos
- Mapear processos e estruturas
- Mapear competências
- Avaliar colaboradores
- Identificar GAP’s
- Identificar ações de desenvolvimento
- Desenvolver competências
- Avaliar resultados
Perceba que o processo envolve diversos conhecimentos, aplicação de ferramentas adequadas, tempo, dedicação e investimento!
É necessário que as empresas percebam que o investimento na identificação de competências traz benefícios significativos para o resultado das mesmas e que a médio e longo prazo permite maior dinamismo organizacional, maiores resultados com menores esforços, geração de ambiente inovador e por consequência ganhos financeiros.
Foque no principal ativo de sua empresa, conheça sua equipe, prepare-a para vencer desafios e realizar conquistas expressivas.