Por: Márcia Estanislau Souza
O que é Marketing Pessoal?
O Marketing pessoal trata de uma ferramenta indispensável para profissionais que desejam crescer nas organizações e adquirir resultados satisfatórios. Diz respeito à forma como a pessoa é vista e avaliada por outras pessoas, está relacionada diretamente com a reputação e tem o objetivo de fortalecer a marca pessoal.
O marketing pessoal também está ligado ao comportamento, discursos, atitudes, habilidades, aparência, valores que se preza, objetivos entre outros fatores.
Como buscar o marketing pessoal?
- Atenção nas redes sociais: a maioria dos recrutadores entram nas redes sociais para conhecer melhor seus candidatos antes de contratá-los, cuidado para não se expor em excesso, é preciso encontrar o equilíbrio. Postagens polêmicas podem depor contra você mesmo. Comentários preconceituosos, piadas que ofendem demonstram falta de ética e desrespeito.
- Autoconhecimento através da matriz SWOT: ser honesto com si mesmo para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir dessa ferramenta estruturada é possível analisar as qualificações que se tem e as quais são necessárias obter para se tornar um profissional completo.
- Fazer networking: conhecer novos profissionais através de eventos, workshops, clientes e até fornecedores. Manter contato com essas pessoas ajuda a gerar maiores oportunidades no mercado.
- Boa comunicação: o processo de comunicação é muito valorizado e admirado nas organizações, trabalhar a habilidade de comunicação deve ser uma prioridade, utilizar outras pessoas como inspiração e base, ajuda, porém se o problema for timidez é recomendado realizar cursos de como falar em público para ajudar a quebrar essa barreira. A boa comunicação é essencial para vender ideias e conseguir se destacar como profissional.
- Cuidado com o visual: é importante lembrar que não são apenas os fatores técnicos que são importantes, mas sim fatores pessoais são extremamente necessários, isso não quer dizer que é preciso comprar roupas caras e de marca e sim ter atenção estilo de roupa adequado com o ambiente de trabalho e cuidados com a higiene pessoal. Um profissional com aparência desleixada passa a impressão de descomprometimento.
- Utilização do LinkedIn: com mais de 500 milhões de usuários, o LinkedIn é a principal rede social voltada a contatos profissionais, através dela é possível criar um perfil profissional, ter uma rede de contatos, realizar novas conexões com grupos profissionais do interesse e procurar oportunidades de emprego.
- Investir em qualificação: O conhecimento é algo constante para que se possa crescer e desenvolver profissionalmente, portanto é crucial procurar investir em qualificação. Hoje temos muitas opções de cursos online e presenciais, basta escolher o que melhor se encaixa com seu tempo e se dedicar.
Através dessas dicas apresentadas é possível desenvolver uma melhor imagem profissional, alcançar objetivos definidos e garantir o sucesso profissional!