Por: Samuel Gonçalves da Silva
O Cenário

Atualmente, ao ligarmos nossos televisores ou acessarmos a internet nos deparamos com um bombardeio de informações sobre a Pandemia, os cuidados necessários para vencê-la e a quarentena.

Existe ainda um dilema bastante intenso entre economia versus vidas, porém, não é sobre isso que iremos tratar neste artigo. Nosso enfoque trará a tona o que o pequeno empreendedor deve fazer em um momento de crise como esse.

Estamos vivenciando um cenário novo, não planejado e, principalmente, inimaginável a muito pouco tempo e se sua empresa teve que fechar as portas temporariamente e você ainda não sabe o que fazer, vamos aos fatos.

1º – sua empresa não pode funcionar?

2º – as contas continuam chegando?

3º – falta dinheiro em caixa?

4º – não pode atender seu cliente?

5º – o futuro é incerto?

Caminhos possíveis

Você não está sozinho, muitas empresas passam por esse momento e muitas, infelizmente, não irão resistir a isso, porém, há ações que podem favorecer seu negócio. Existem possibilidades para que seu negócio se mantenha ativo e, principalmente, supere essa Pandemia. Todos os fatores serão tratados de forma genérica a fim de nortear o máximo de empreendedores possíveis.

1º – não encare esse momento, apenas de forma negativa, tente tirar coisas boas deste cenário;

2º – a grande maioria dos empreendedores reclamam de falta de tempo, portanto, use o tempo disponível neste momento para planejar, estudar seus concorrentes;

3º – você tem que pagar sua equipe, então, aproveite o tempo para treiná-los, qualifique-os para o pós-pandemia.;

4º – peça apoio ao seu contador ou a um especialista que possa ajudá-lo a entender as mudanças legais que estão ocorrendo e que podem beneficiar sua empresa;

5º – aproveite para se qualificar, diversas plataformas online estão disponibilizando materiais e cursos gratuitos;

6º – use parte do tempo seu e de sua equipe para se aproximar do seu cliente, faça lives que levem conteúdos relevantes, informações diferenciadas;

7º – fortaleça parcerias que permitam gerar o interesse não apenas do seu cliente, mas de outros clientes (aqueles que são do seu concorrente);

8º – mapeie as oportunidades do futuro, apesar de incerto e de novo, pesquise, entenda o cenário, trabalhe duro;

9º – tenha a certeza que quando tudo isso passar e voltarmos ao normal, esse normal não será mais aquele antes da pandemia, mas um novo normal;

10º – invista em tecnologia, aprenda sobre elas, aproveite ferramentas gratuitas, use sua criatividade na atualização delas;

11º – use parte do tempo para atuar com ações sociais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da comunidade, pois quanto mais fortalecida estiver a comunidade melhor será para a retomada do seu negócio.

É fundamental não ficar lamentando, trancado em casa, esperando tudo isso passar e voltar ao normal, pois o futuro será muito diferente do que temos hoje.

Para concluir esse artigo serão enfatizadas algumas palavras-chave para que o futuro de sua empresa, de sua equipe e seu seja promissor.

 

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