Por: Samuel Gonçalves da Silva
Ciclo PDCA

O ciclo PDCA, anacronismo para Plan, Do, Check, Act, no português Planejar, Executar, Checar e Corrigir é uma ferramenta de qualidade também conhecida como Ciclo de Deming. Tem como papel trabalhar a melhoria contínua de processos e suas etapas significam:

Segundo Martins (2005) Deming utiliza 14 princípios para o ciclo de melhoria contínua, são eles:

Fica claro pelo apontamento de Martins que o PDCA atingirá um resultado satisfatório desde que sejam implantados os princípios da melhoria contínua, pois cada um desses pontos representam os cuidados necessários para essa implantação.

Como o Ciclo PDCA pode auxiliar a sua empresa

O PDCA existe em função do erro, ou seja, as falhas e problemas servem para que a empresa melhore e aprimore seus processos.

Vale a pena lembrar que o PDCA é uma das ferramentas mais conhecidas da área da qualidade. É sugerida sua utilização no processo da ISO 9000, em gestão de projetos, entre outras possibilidades.

O PDCA tem fácil entendimento e implantação, porém, como toda ferramenta de gestão necessita de alguns cuidados no seu processo de implantação para que tropeços sejam evitados e os resultados sejam atingidos.

Sua implantação é extremamente intuitiva, entretanto, é necessária seriedade na aplicação da mesma, pois seus papéis são relevantes. Além de trabalhar na melhoria contínua, ela auxilia no mapeamento de processos, gera redução de custos, de processos e melhoria da produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *