Por: Samuel Gonçalves da Silva
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA, anacronismo para Plan, Do, Check, Act, no português Planejar, Executar, Checar e Corrigir é uma ferramenta de qualidade também conhecida como Ciclo de Deming. Tem como papel trabalhar a melhoria contínua de processos e suas etapas significam:
- Plan: a partir dos erros ou problemas planejar a atividade a ser realizada com base no seu plano de melhoria;
- Do: colocar em ação os pontos planejados a partir do plano de ação estabelecido;
- Check: verificar o andamento do processo implantado, se ele está dentro ou fora do esperado (padrões de qualidade);
- Act: estabelecer medidas corretivas quando for identificada diferença entre expectativa e realidade com o intuito de ajustar o processo se cenário.
Segundo Martins (2005) Deming utiliza 14 princípios para o ciclo de melhoria contínua, são eles:
- educar e desenvolver o pessoal;
- implantar filosofia de não aceitar defeitos;
- atuar na prevenção com objetivo de se ter qualidade;
- reduzir número de fornecedores e comprar por preços prévios;
- utilizar técnicas estatísticas para acompanhar os processos;
- treinar todos no trabalho;
- mudar papel de supervisores de controladores para treinadores;
- eliminar o medo de dar sugestões ou dizer o que está errado;
- eliminar as barreiras entre as áreas da empresa;
- eliminar metas desnecessárias e inconsistentes;
- estabelecer padrões adequados;
- instituir programas de treinamento em metodologias estatísticas;
- desenvolver programas para melhor desenvolvimento pessoal;
- estabelecer um sistema para implantar os princípios.
Fica claro pelo apontamento de Martins que o PDCA atingirá um resultado satisfatório desde que sejam implantados os princípios da melhoria contínua, pois cada um desses pontos representam os cuidados necessários para essa implantação.
Como o Ciclo PDCA pode auxiliar a sua empresa
O PDCA existe em função do erro, ou seja, as falhas e problemas servem para que a empresa melhore e aprimore seus processos.
Vale a pena lembrar que o PDCA é uma das ferramentas mais conhecidas da área da qualidade. É sugerida sua utilização no processo da ISO 9000, em gestão de projetos, entre outras possibilidades.
O PDCA tem fácil entendimento e implantação, porém, como toda ferramenta de gestão necessita de alguns cuidados no seu processo de implantação para que tropeços sejam evitados e os resultados sejam atingidos.
Sua implantação é extremamente intuitiva, entretanto, é necessária seriedade na aplicação da mesma, pois seus papéis são relevantes. Além de trabalhar na melhoria contínua, ela auxilia no mapeamento de processos, gera redução de custos, de processos e melhoria da produtividade.