Por: Márcia Estanislau Souza
Como buscar destaque
Muitos candidatos se deparam com a oportunidade de conquistar um emprego temporário no final de ano. Época em que principalmente no comércio o fluxo de clientes é mais intenso e acaba sendo necessário o aumento do quadro de colaboradores nos diversos setores.
A maioria dessas pessoas que são contratadas tem a intenção de serem efetivadas, ou seja, de permanecer na empresa e seguir carreira. Porém, é neste momento que o colaborador precisa mostrar, sem medir esforços, seu verdadeiro interesse.
- Dedique-se: As empresas procuram candidatos proativos, que sempre estão sendo prestativos com os clientes, equipe. Que cumpram com seu horário e estejam dispostos a estendê-lo para deixar tudo em ordem para o outro dia. Lembre-se, seu gerente conta com você!
- Resolva problemas: Mesmo em meio a adversidades e contratempos junto à clientes e colegas de trabalho, se destaca a pessoa que sabe ouvir e busca soluções. Quando se trata de cliente jamais deixe-o esperando ou sem atenção devida. Reporte ao seu gerente, mas leve soluções alternativas!
- Trabalhe em equipe: As empresas prezam a união de sua equipe, pois sabem que o trabalho requer participação de todos os departamentos e colaboradores envolvidos, ninguém vive sozinho, não seja egoísta. Tenha consciência de até aonde pode ir com segurança e se precisar de auxilio não hesite em pedir, quando nos unimos somos mais fortes e podemos aprender com os que estão a mais tempo na equipe.
- Foco no resultado: Não pense somente no salário, pois ele é apenas a consequência do seu esforço, a cada minuto vivenciado não existe retorno, então tenha foco, persistência e nunca pense em desistir, saiba que sempre alguém está te olhando e até testando para conhecer seu limite.
- Cuidado com seu comportamento: as empresas querem candidatos que se adequem a realidade delas e não o contrário, tenha atenção ao se expressar, saiba ter humildade, tolerância, postura e tom de voz adequado para dialogar.
Mesmo que com essas dicas você não tenha conseguido a efetivação, não desanime, porque esses candidatos são os primeiros escolhidos quando a empresa abre posteriormente um processo seletivo.