Por: Samuel Gonçalves da Silva
O que causa perda de vendas?

Muitos empresários culpam unicamente a crise pelos maus resultados em vendas, mas será que é apenas a crise a grande culpada pelos resultados insatisfatórios?

Logicamente a crise, o mercado “parado”, as questões econômicas e políticas influenciam as vendas e os negócios, porém, há outros itens que devem ser cuidados com carinho!

Serão elencados alguns pontos que podem colaborar para os resultados serem mais positivos, avalie cada um deles!

Normalmente quando questionados, os empresários e até mesmo as suas equipes acreditam que a resposta para todas as questões anteriores é SIM, porém, na prática nem sempre a realidade é essa.

Erros comuns

A correria e a tão conhecida falta de tempo acabam fazendo com que as empresas não dediquem a quantidade de horas necessárias para o planejamento, para definição de metas e para conhecimento de seus clientes.

Muitas vezes acredita-se que investir tempo em planejamento é perda de tempo ou até mesmo criar desafios e objetivos com base na futurologia.

É possível criar metas adequadas e ajustadas para todos os tipos de negócios, com estudos adequados, analisando o mercado e, por consequência, utilizando estratégias ajustadas ao negócio.

Compreender o que o cliente representa para a empresa, além de entender suas necessidades pode contribuir para que a empresa crie novas oportunidades e fidelize cada vez mais seus clientes.

É importante gerenciar o cliente que já faz parte da cartela de clientes para evitar que a empresa fique na “ciranda” do ganha e perde clientes, ou seja, entram novos clientes frequentemente, mas também se perde clientes diariamente.

Sem dúvida a captação de clientes é de extrema relevância para as empresas, porém, a retenção tem um papel fundamental para o equilíbrio financeiro e para a propaganda da empresa.

Além disso o modelo de captação do seu negócio pode ter se modificado muito em função das mídias sociais, das redes de relacionamento e da acessibilidade a informação.

Invista em uma boa política de CRM, crie na equipe um senso de “foco do cliente”, transforme vendas passivas em vendas ativas, gere oportunidades em todos os contatos, transforme sonhos em realidade!

Caso a sua empresa tenha dificuldades em trabalhar a retenção de clientes, em qualificar os clientes, vive de venda passiva ou passa por dificuldades financeiras, alguns dos pontos citados não estão sendo bem trabalhados.

Foque nos estudos, busque informações que possam contribuir e acione profissionais qualificados. Lembre-se há uma grande diferença entre gasto e investimento!

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