Por: Márcia Estanislau Souza
O que é a retenção de talentos

A retenção de talentos é um conjunto de práticas, estratégias e políticas que a organização preza para garantir que seus colaboradores permaneçam na empresa por um longo período. Manter os profissionais na organização traz vantagens que refletem na qualidade dos produtos, dos serviços prestados, no conhecimento do colaborador, na transferência de conhecimento entre os colaboradores, redução de gastos com rotatividade e aumento da competitividade no mercado.

Com a chegada das novas gerações no mercado de trabalho e as suas demandas pessoais a dificuldade da retenção de talentos aumenta muito, pois atualmente os profissionais possuem inúmeras formas de buscar informações sobre uma nova colocação no mercado de trabalho: internet, aplicativos, grupos de whatsApp, networking, entre outros. Fica claro que o poder de escolha não está concentrado apenas na organização, o colaborador também faz suas avaliações e decide onde quer trabalhar.

O Employer Branding é um termo em inglês que pode ser traduzido por “marca do empregador” que funciona como um marketing positivo da organização. Retrata como ela é vista em termos de benefícios, desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano, ou seja, o que faz com que se torne realmente atrativa no mercado.

Como reter talentos

Para ter retenção de talentos é preciso elaborar e criar estratégias que são viáveis para organização, tais como:

O recrutamento e seleção deve ocorrer em várias etapas, para realmente identificar o melhor profissional para vaga que está aberta considerando diversos fatores entre eles: conhecimentos técnicos, análises comportamentais, histórico profissional, avaliação da coerência  entre a cultura do candidato e a cultura e valores da organização (Fit Cultural).

Os colaboradores precisam ter estímulos, foco, objetivos claros e devem saber onde podem chegar. O plano de carreira garante as oportunidades de crescimento e aumento salarial.

Os colaboradores passam horas dentro da organização e necessitam de um ambiente harmonioso, respeitoso, com espírito em equipe, trocas de experiências, segurança e respeito aos quesitos de qualidade de vida no trabalho.

A organização deve avaliar o pacote de benefícios, os salários, a comissão, eventuais bônus e qualquer outro tipo de recompensa.  É necessário criar um pacote atrativo e condizente com o mercado ou até mesmo criar diferenciais que permitam a empresa estar à frente de seus concorrentes.

Todo colaborador espera ser elogiado por algo que desenvolveu, ser reconhecido. O sentimento de valorização, muitas vezes, motiva mais do que uma recompensa monetária. As vitórias precisam ser comemoradas para gerar novo fôlego no colaborador na busca por maiores resultados.

Líderes precisam ter uma liderança ativa, acreditar no potencial das pessoas, saber motivar, dar autonomia e despertar entusiasmo para que a equipe busque os objetivos e tragam resultados. O grande líder luta para formar novos líderes em sua equipe, respeita as diferenças dos indivíduos para desenvolvê-los, está sempre em cima do lance, é visionário, toma as melhores decisões e se responsabiliza pelos seus atos.

A pesquisa de clima é uma ótima ferramenta, pois com ela é possível colher diversas informações sobre a satisfação dos colaboradores e por consequência desenvolver planos de melhorias para solucionar os casos.

O processo de retenção de talentos para ser assertivo precisa ser capaz de tornar melhor a relação entre organização e colaborador. É preciso muitas vezes reinventar táticas, conhecer as forças e fraquezas dos colaboradores, bem como da organização para conseguir resultados satisfatórios. Os colaboradores precisam sentir que fazem parte da empresa e que realmente são importantes.

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